O conteúdo da "publicidade", naquilo que é essencial, é a mercadoria, ou seja, os produtos mercantis. A intermediação entre as mercadorias e o conjunto de pessoas da sociedade é feita pelo setor tradicional, jornal, revista, televisão ou rádio, e modernamente, a internet. As empresas donas das mercadorias contratam outras empresas para a intermediação [e não custa nada repetir] que são, de um lado, as organizações empresarias dos jornais, revistas, televisões ou rádios, de outro, sítios web e rede sociais via internet. Desta mediação vêm os lucros dos meios de comunicação e das empresas, uma vez que, o publico alvo corra para comprá-las consciente ou inconscientemente.
A informação também é uma mercadoria. Digamos, a publicidade do Banco do Brasil, censurada pelo governo semana passada. Tal Banco publico, atrás de vender serviço de abertura de contas, contratou a Rede TV [assim como, vários outros meios] e a televisão fez a ponte e divulgo-a para a sociedade.
Outro exemplo. O governo quer aprovar a Reforma da previdência, porquanto, elabora uma mensagem, com algumas informações, um exemplo real:
No dialogo seguinte, um homem afro-brasileiro de meia idade pergunta para o outro pardo mais jovem:
"Você sabia que a mudança na Nova Previdência vai valer para todo mundo?"
O que responde o outro:
"Até para os políticos?"
Volta o primeiro:
"Políticos, militares e funcionários públicos".
Conclui o outro:
"Assim é melhor"
Tais informações tornam-se mercadoria. O governo pega a mensagem e "R$ 45 milhões" [de fevereiro a março] e contratam os meios de comunicações [incluindo a internet] para divulga o comunicado.
Resumindo o que foi exposto até agora.
No exemplo da empresa e do Banco do Brasil, quem saem lucrando são essas ultimas duas e as outras que divulgam as publicidades, uma vez que, as pessoas da sociedade comprem as mercadorias ou abram contas ou tomem dinheiro emprestado.
No que se diz respeito a publicidade da reforma da previdência, o governo pega dinheiro publico, elabora a mensagem, contrata os meios de comunicação e esses divulgam. Bom, sabemos que estes últimos são os que ganham, mas na outra ponta, em que sentido, ganha o governo? Superficialmente, ou a primeira vista, esse deixar de pagar as aposentadorias. Mas, há uma questão! O dinheiro do Estado vem do setor produtivo, comercial e dos trabalhadores, com uma pequena contrapartida vindas de alguns impostos. Do ponto de vista do Estado, ele deixa de responsabilizar-se, pega o dinheiro que iria para as aposentadorias e vai pagar a divida interna que tem com os bancos. Ganham os bancos. Os industriais, empresários e comerciante deixam de pagar suas contrapartidas ao INSS. Ganha o capital financeiro e industrial. As trabalhadoras e os trabalhadores que aceitarem isso vão arcar sozinho com suas aposentarias junto aos Bancos, quem perde são os últimos e ganham outra vez os Bancos duas vezes.
Quanto aqueles da mensagem mercadoria, isto é, os "Políticos, militares e funcionários públicos", não perderão os "políticos" e demais setores de funcionários públicos, como "militares" e os ligados ao judiciário, o restante que trabalha no setor publico, como professores, vão perder.
II
Se prendermos nossa atenção aos detalhes, veremos que os meios de comunicação privados, além de ganharem um dinheirão vendendo publicidades as suas grandes famílias de empresas, igualmente, lucram fortunas provenientes do setor publico.
Se os mais penalizados, as e os trabalhadores solicitarem em massa para a mídia privada divulga seus pontos de vistas contra a aprovação da Reforma da Previdência, certamente, que os meios de comunicação não vão divulga e nem deixarem vincular suas posições.
A conclusão a que chegamos com isso é que os meios de comunicação são associados ao capitalismo e ao Estado e seus governos, a medida que os últimos sejam deles seus representantes.
Um defensor profascista disto é Sérgio Mouro quando diz:
"No ponto, bom lembrar que não fosse a vitória eleitoral do Pr Jair Bolsonaro, estaríamos hoje sob 'controle social' da mídia e do Judiciário e que estava expresso no programa da oposição 'democrática'. Aliás, @jairbolsonaro reafirmou hoje o compromisso com a liberdade da palavra"
O que está defendendo Mouro é o direito da mídia ter liberdade de vender publicidade de suas associadas privadas e ser livre para apoiar seus governos no poder politico do Estado. Se assim é, claro estar que Sérgio Mouro também não quer que o Estado controle os meios de comunicação, regulando os excessos do direito as concessões publicas, chamando-as para cumprirem com seus papeis de informar e não serem apenas a boca e as mãos das comunicações e propagandas dos partidos políticos da burguesia face a sociedade brasileira.
Para exemplificar o assunto, basta lembrarmos da RedeTV, cujo dono, desde 2018, apoio Bolsonaro e faz editorias, que são lindos por Boris Casoy, a favor da Reforma da previdência. Tudo o que Ministro da Justiça deseja vê é isso: liberdade da RedeTV ganha dinheiro publico e fazer propaganda do governo dele, sem que na emissora tenha vozes descordantes sobre a Reforma, tendo em vista, que nem todos da sociedade são a favor dela.
Mouro não quer que o Estado coloque limites aos agentes jurídico-políticos denominados de promotores públicos da lava jato e correligionários infiltrados no âmbito do judiciário brasileiro, porque, com representante do capital internacional, do imperialismo e da Burguesia Brasileira, querem liberdade para avançar na destruição do Estado Democrático de Dirito enquanto vão instituindo o Estado de Exceção a semelhança e imagem da ditadura Militar e das velharias fascistas. Neste sentido, igualmente, foi que veio a autosensura importa pela TV a entrevista de Lula, vorais critico da reforma, porque, a corporativa não ia rasga dinheiro e deixar de apoia os bancos e ao presidente fascista.
FONTES:
https://www.brasil247.com/pt/247/poder/392391/Moro-se-assume-como-bolsonarista-e-ataca-oposi%C3%A7%C3%A3o.htm
https://www.brasil247.com/pt/blog/leonardoattuch/392356/Democratizar-a-m%C3%ADdia-%C3%A9-a-batalha-decisiva-no-Brasil.htm
https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/bb-diz-que-propaganda-foi-tirada-do-ar-por-bolsonaro-porque-faltaram-outros-perfis-jovens-7570794.ghtml
PUBLICIDADE DOS FASCISTAS E VENDE-PATRIA
https://www.youtube.com/watch?v=iFOaRnjx9ZM
https://www.youtube.com/watch?v=hlpp4U9QStU
BORIS CASOY: "REFORMA DA PREVIDÊNCIA É URGENTE E NECESSÁRIA"
https://www.youtube.com/watch?v=Tg-nH2BHRHs
DONO DA REDETV DETONA GLOBO E DEFENDE A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA!
https://www.youtube.com/watch?v=8phP5traDN0
VICE-PRESIDENTE DA REDETV! DECLARA APOIO A BOLSONARO
https://www.ocanal.com.br/noticias-da-tv/rede-tv/vice-presidente-da-redetv-declara-apoio-a-bolsonaro/
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