ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Irã disse haver produzido sua primeira barra de combustível nuclear

Cientistas iranianos produziram a primeira barra de combustível nuclear da nação, uma proeza de engenharia que o Ocidente duvidava que Teerã fosse capaz, informou no domingo a agência atômica do país.   

O anúncio constitui outro avanço nos esforços de Teerã para alcançar a competição em todo o ciclo do combustível nuclear, desde a exploração do mineral que contém uranio até a produção de combustível atômico.

O Irã alcançou o avanço apesar das sanções que lhes tem imposto as Nações Unidas, Estados Unidos e outros países para bronquear-lhes diversos aspectos da tecnologia atômica que podem ser utilizada para produção de armas nucleares.  

Teerã afirmou há algum tempo que tem se visto obrigada a buscar uma maneira de fabricar por sua própria conta as barras de combustível, devido às sanções que lhes impedem de adquiri-las no mercado internacional.

As barras de combustível nuclear são tubos constituídos por aglomerados de urânios enriquecidos e com os quais se alimentam aos reatores nucleares.

A agência de energia atômica do Irã disse em sua pagina da web que a primeira barra de fabricação nacional foi inserida no núcleo de reator nuclear de investigação de Teerã. No entanto, se desconhece se a barra contém uranio enriquecido ou se foi insertada vazia como parte de um teste.

“os cientista e os investigadores da Organização de Energia Atômica do Irã têm conseguido produzir e testar a primeira mostra de barra de combustível nuclear”, disse a agência.  

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados europeus acusam ao Irã de utilizar seu programa nuclear para encobrir o desenvolvimento de armas atômicas.

O Irã que rechaça a acusação, afirma que seu programa nuclear tem propósitos pacíficos e esta orientada para a geração de eletricidade e produção de radioisótopos médicos para tratar a pacientes com câncer.

Fonte:

Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home