ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Rússia declara que não pode apoiar a nova versão do projeto de resolução sobre Síria (+Vídeo)

A Rússia declarou que não pode apoiar a nova versão do projeto de resolução sobre a Síria posto à consideração do Conselho de Segurança da ONU. Assim, declarou o vice-ministro de Exterior da Rússia, Guennadi Gatílov.

“Temos recebido o texto. Algumas de nossas preocupações e as de nossos correligionários não têm sido tomadas em conta, mas, de todas as formas, isto não é suficiente para que o apoiemos em seu formato atual”, assegurou Guennadi Gatílov.

Atualmente o Conselho de Segurança da ONU discute um novo projeto de resolução sobre a Síria. O projeto inicial, apresentado por Marrocos, tem sido modificado para responder a crítica feita por parte da Rússia e da China.

Em concreto, o projeto já não contém a exigência dirigida ao presidente sírio Bashar Al Assad para que abandone o poder, nem prevê impor a Damasco um embargo à venda de armamento: precisamente, estes foram os dois pontos que a Rússia criticou durante as discursões anteriores, nas quais advertiu que vetaria qualquer projeto que os incluísse.

Não obstante, o projeto, todavia, continua uma “ameaça ‘implícita’: se durante 21 dias as autoridades sírias não cumprirem com os requisitos da resolução, o Conselho poder considerar “medidas adicionais””.

Previamente, o representante diante da ONU de Togo, Kodjo Menan, país que preside, atualmente, o Conselho, declarou que “o Conselho de Segurança da ONU não quer que se desate uma guerra na Síria. Por isso, queremos chamar a todos os sírios para que cessem a violência e empreendam conversações, abertas a todos, para apontar o caminho para um processo de transição”.



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home