O Irã tem de fato feito uma demonstração de força, tem lançado advertências e solicitado à retomada das negociações, tudo ao mesmo tempo.
O subcomandante das Forças Armadas iranianas, Farhad Amiri, declarou que os submarinos iranianos estão equipados com torpedos avançados e sistemas solares que podem evitar que as forças inimigas os localizem. Amiri, também, acrescentou que seus submarinos são capazes de alcançar aos porta-aviões de outros exércitos na região do Golfo Pérsico.
Mas, o Irã não só está lançando ameaças. Mas, por outro lado, o Ministro de Assuntos Exteriores do país, Ali Akbar Salehi, assinalou nesta quinta-feira que Teerã nunca havia tentado bloquear o estreito de Ormuz, embora tenha acusou a alguns dos países vizinhos do Irã de situa-se numa posição perigosa.
Recentemente, a Arábia Saudita vem tendo atritos com o Irã. O primeiro país exportador de petróleo do mundo insinuou que poderia aumentar sua produção de petróleo bruto para fazer frente a um possível embargo do petróleo da Republica Islâmicas e agregou que trabalha para manter aberto o Estreito de Ormuz.
Por sua parte, o ministro de Assuntos Exteriores do Irã afirmou que os Estados Unidos devem abrir se condições as negociações com Teerã.
Entretanto, os Estados Unidos anunciaram que está preparado para falar com o Irã, porém, só se este ceder e paralisar seu programa de enriquecimento de uranio.
http://espanol.cntv.cn/20120120/109179.shtml
Tradução de:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)
Nenhum comentário:
Postar um comentário