ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 5 de março de 2012

É preso no Peru o sucesso do líder de Sendero Luminoso

A polícia peruana capturou ao sucessor do líder de grupo Sendero Luminoso, Walter Diaz Veja, informou o diretor da Polícia Nacional do Peru (PNP), o general Raúl Salazar.

Walter Díaz, vulgo Freddy ou Percy, foi preso sábado passado na região Huánuco com armamento e equipamentos de rádio.

“Este sujeito é responsável de organizar uma coluna armada depois da captura de Artemio (ex-líder do grupo). Logicamente, pretendia reconstituir a organização na (região da selva amazônica de) Huallaga”, afirmou Salazar.  

Segundo o chefe da PNP, “um dos principais colaboradores” de Sendero Luminoso, pretendia aniquilar aos informantes que ajudaram as autoridades a capturar ao “camarada Artemio”, em 12 de fevereiro passado.

O último líder histórico que estava em liberdade, o “camarada Artemio”, é acusado de terrorista e narcotráfico. Durante os interrogatórios, a cargo dos agentes de segurança, Antemio reconheceu sua responsabilidade no assassinato de 131 pessoas (segundo as “autoridades oficiais”).

Sendero Luminoso ou Partido Comunista do Perú Sendero Luminoso (PCP-SL) é um movimento guerrilheiro maoísta, fundado nos anos 60. Seu objetivo principal consistia em derrotar a burguesia peruana por um governo revolucionário camponês comunista, segundo a concepção maoísta da Nova Democracia.

Desde que foi criada em 1980, esta organização de esquerda iniciou a luta armada contra o Governo, o saúdo da violência cobrou a vida de mais de 70.000 pessoas.

A partir de 1992, depois da prisão de seu presidente, Abimael Guzmán, o grupo deu por finalizada a luta armada. No entanto, remanescentes históricos mantiveram o nome e seguiram operando ao menos em duas regiões do Peru.  

Em 2008, os lideres desse setor de Sendero Luminoso voltaram a declara-se dispostos a prosseguir com suas ações armadas contra o Governo. Paralelamente, mantiveram operações vinculadas (“segundo fontes oficiais”) ao narcotráfico na selva sul do Peru, na região do Alto Huallaga e no vale dos Rios Apurímac e Ene (VRAE).


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home