ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Persistem violações aos direitos humanos na Colômbia

O Movimento de Vítimas de Crimes do Estado colombiano (Movice) denunciou hoje que no país ainda persistem graves violações aos direitos humanos e a falta de garantias e proteção a quem se atreva a reclamar seu direito.

Em um dia onde centenas de colombianos se mobilizam em várias cidades do país, no dia internacional de vítimas de crimes do Estado, o Movice reafirmou o justo direito de se rebelar à tirania, resistir à injustiça, a miséria e a opressão.

Para o movimento a permanência das estruturas paramilitares, bem como sua conivência com comandos militares e policiais, setores políticos e empresariais em diversas regiões do país, evidenciam a continuidade das violações.

Isso baseado em uma política que criminaliza e judicializa o protesto social, convertendo o país em um território encarcerado, onde são mais de oito mil os presos políticos nos cárceres do regime colombiano, adverte.

Segundo o Movice, na atualidade 0,4 por cento dos proprietários possuem mais de 60 por cento das moradias, enquanto 57 por cento dos colombianos em menos de dois por cento.

No entanto, o movimento considera mais grave ainda que o governo, dos 114 milhões de hectares existentes na Colômbia, tenha concessionado 39 milhões a empresas multinacionais mineiras.

Esta situação -sustenta- não terá retrocesso com a Lei de Vítimas que impulsiona o executivo, pois essas companhias estão blindadas pelo direito à superfície e o contrato de uso, para futuros pleitos jurídicos, em detrimento a todo processo de entrega de terras usurpadas.

"Tudo em virtude do persistente desalojamento de terras e territórios e uma Lei de Vítimas e Restituição de Terras que promove a impunidade em benefício dos desalojadores, ao carecer de uma restituição patrimonial e não afetar os interesses das multinacionais", agrega.

Por outra parte, o Movice assinala que das 160 mil restituições, a realizar segundo o Plano Nacional de Desenvolvimento durante os quatro anos do governo Juan Manuel Santos, só se farão efetivas 11 mil em 2012.

Finalizado esse plano, tão só mil hectares foram realmente restituídas, prova de que na Colômbia assistimos a um modelo falseado de restituições de terras, expressa.

Por isso o Movice considera que a Lei de Vítimas não resolve a situação dos deslocados no país.

Nesta terça-feira centenas de colombianos, vítimas de crimes do Estado, mobilizam-se simultaneamente em várias cidades do país, em protesto pela falta de garantias e proteção aos reclamantes de terras.

A manifestação é promovida por diferentes organizações defensoras dos direitos humanos, o coletivo de advogados José Alvear Restrepo e o Movice.

Sem suficientes garantias, de acordo com denúncias, os colombianos saem, às ruas, ademais, para protestar pela manutenção das estruturas paramilitares e os obstáculos normativos estabelecidos na Lei de Vítimas e Restituição de Terras.

Bogotá, 6 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( martes, 06 de marzo de 2012)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home