ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

40 Canções sobre Meio Ambiente nas Músicas da Cultural Mediática

Por Luis Carlos

Canções com letras de músicas sobre meio ambiente. São ao todo 40 canções que estamos disponibilizando, depois de uma pesquisa feita na própria internet e complementada com informações da experiência com trabalho pedagógico. Os temas abordam alguns dos principais fenômenos do assunto e, quanto às formas de abordagem, variam conforme o sabor do ponto de vista dos compositores e de suas visões de mundo.  O que se identifica e se reconhece é que poucas delas abordam o pano de fundo do principal indutor da “degradação ambiental”, “poluição”, “destruição do meio ambiente”, “assoreamento dos rios”, etc. Uma das principais causas desta posição acrítica advém da ação modeladora, de alguma maneira, da cultura da mídia, já que em sua grande maioria são mercadorias feitas para ou pelo mercado fonográfico da música.

Com exceção de letras como de Flávio José, que aborda a importância da Transposição do Rio São Francisco, em “Deixe O Rio Desaguar”, e, a crítica em relação à dependência do Brasil ao “estrangeiro”, pois, para “Garantir o teu (do Brasil) ingresso na riqueza mundial” deve passar a “tesoura na pornô [da] democracia”, na letra O Rei da Garapa; Em letra como de Ultramen, onde diz que, devemos preservar e “Conserve tudo, bicho, todo reino animal”, não obstante, “Só não conserve o lixo, pátria multinacional”; De Tribo de Já, que sem titubear considera em “O Mundo Em Confusão” a “Degradação moral e ambiental (…) “De um sistema irracional, Que polui, degrada e devasta, Os mentores da ordem econômica, Defensores de teses anacrônicas, Senhores do saber e da razão, Semeadores de destruição, Almejam o lucro a todo custo, Apreciam o conforto, o bom gosto e o luxo, Não percebem o drama, o sinistro sinal, A bomba relógio do aquecimento global”; De Saga da Amazônia, de Vital Farias, na qual se reconhece a morte de camponeses, trabalhadores seringueiro, dos índios pela ação dos “guilheiros” e “estrangeiros” que roubam seus lugares; De o Rio Parnaíba, de Alcymar Monteiro, onde comenta da vida do povo ribeirinho, dos pescadores e suas canoas, das lavadeiras, que vivem em dificuldade por causa do assoreamento do rio… Assim como, em Indústria da Seca onde Alcymar, que critica “pessoas traidoras que enriqueceram as custa do povo brasileiro”. Em Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga, que sita o nome de Chico Mendes. Além dessas há pouquíssimas que trata os fenômenos de maneira crítica.

As demais letras, em sua maior parte, como As baleias e Amazônia de Roberto Carlos, Herdeiros Do Futuro de Toquinho, A Paz de Roupa Nova, a música de Vanessa da Mata, chamada de Absurdo, que de absurdo só tem o nome, e onde ademais, trata de forma generalizada e não diz coisa com coisa no que se diz respeito a: “Destruição” do meio ambiente pela ação dos “homens”. E assim para pior, como, preservar pelo amor, pela paz, por Deus, com se através destas palavras fosse capaz de “conscientizar” os capitalistas e imperialistas para que não destruam a natureza. Chegam até a insinuar que a causa da “Destruição”, “Poluição”, “aquecimento” derivam da atitude da “população” em geral, sem analisar e levar em consideração as mazelas da falta de saneamento básico, aterros sanitários, o lixo industrial, coleta de lixo das grandes cidades brasileiras, etc.

40 Canções sobre Meio Ambiente nas Músicas da Cultural Mediática


01 - Amazônia - Roberto Carlos &  Chitãozinho e Xororó

02 - Amigo Planeta - Turma do Balão Mágico

03 - Aquecimento Global - Rio Negro e Solimões

04 - As baleias - Roberto Carlos

05 - Borzeguim - Gal Costa

06 - Brasilidade - Flavio Jose

07 - Como antigamente - Alcimar Monteiro

08 - Cuitelinho - Alcimar Monteiro

09 - Deixe O Rio Desaguar - Flavio Jose

10 - Deus salve a América - Zezé Di Camargo e Luciano

11 - El Ninõ - Tribo de Jah

12 - Herdeiros Do Futuro – Toquinho

13 - Matança – Xangai

14 - Meu País - Zeze Di Camargo Luciano

15 - Salva A Mãe Natureza

16 - Natureza - Os Trapalhões e a Árvore da Juventude

17 - Natureza Espelho De Deus - Chitãozinho e Xororó

18 - O Mundo Em Confusão (Part. Chorão) - Tribo de Já

19 - O Progresso - Roberto Carlos

20 - O Rei da Garapa - Flavio José

21 - O Tempo E A Seca - Flavio Jose

22 - Planeta Água – Engenheiro do Havai

23 - Planeta Azul - Chitãozinho e Xororó

24 - Preserve – Ultramen

25 - Saga da Amazônia - Vital Farias

26 - Súplica dos Ecólogos - Alcimar Monteiro

27 - Aquecimento Global - Mercado Negro

28 - Degradação Ambiental - Ecologia - Zico e Zeca

29 - Aquecimento Global - José Lúcio e Antonio Silva

30 - A Paz - Roupa Nova

31 - Absurdo - Vanessa da Mata

32 - O Autor Da Natureza - O Grande Encontro II

33 - Riacho do Navio - Luiz Gonzaga

34 - Xote Ecológico - Luiz Gonzaga

35 - O Sal da Terra - Beto Guedes

36 - Sobradinho - Sa e Guarabira

37 - Ecologia - Alcymar Monteiro

38 - Rio Parnaíba – Alcymar monteiro  (Letra + Vídeo)

39 - Paulo Afonso - Luíz Gonzaga (Bião, 1955) (Letra + Vídeo)

40 - Indústria da Seca – Alcymar Monteiro (Letra + Vídeo)

Um comentário:

  1. Obrigado pelas sugestões das músicas!!! Estava precisando para uma feira de ciências...

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home