ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Correa demanda à imprensa equatoriana compromisso com a verdade

Clique na imagem para ampliar
O presidente do Equador, Rafael Correa, demandou hoje aos meios de comunicação de seu país assumir um compromisso com a verdade e a ética profissional, depois de seu perdão aos sancionados no caso do jornal El Universo.

Em uma alocução no Palácio de Carondelet, radiotelevisada à nação e ao mundo em vários idiomas, Correa explicou suas razões para acolher à remessa do caso um recurso legal mediante o qual suspende as penas impostas contra três diretores e um ex-editor desse jornal nacional por injúrias contra ele.

O presidente assinalou que neste processo legal aprendeu muito sobre os tentáculos do poder omnímodo da imprensa acima de todo corpo legal e lamentou que inclusive meios internacionais nunca solicitaram sua opinião e se somaram à campanha midiática ao apresentar só a versão dos processados.

Correa expôs que os meios colombianos fizeram um favor à nação ao reproduzir neste fim de semana o artigo intitulado "Não às mentiras", onde é acusado de ter ordenado disparar contra um hospital de civis durante a intentona golpista de 30 de setembro de 2010.

Indicou que esta ação permitiu aos cidadãos honestos do mundo se dar conta da razão que lhe assistiu neste processo, com o qual se pretendeu impor o desígnio tradicional de que se o poder informativo insulta, deve baixar a cabeça.

No entanto, apontou, a partir de agora "isto não vai mais ocorrer no Equador e logo não irá mais na América", uma vez que se demonstrou que é possível enfrentar esses monopólios da comunicação e vencer com as leis nas mãos.

Mencionou que neste caso se rompeu a tradição existente no país, porque nem os juízes de várias instâncias tremeram, nem se submeteram à ditadura da imprensa, ao mesmo tempo em que se aumentou a legitimidade do governo e se reduziu a credibilidade dessa imprensa.

Correa qualificou de histórica a sentença contra o jornal El Universo e afirmou que jamais permitirão no Equador outra fogueira bárbara, em alusão ao modo em que a imprensa da época incitou ao arrastamento e queima do General equatoriano Eloy Alfaro e outros patriotas há 100 anos.

O Presidente fez sua a frase de Alfaro: "nada sou, nada valho, nada quero para mim, tudo para vocês", ao desmentir as acusações de que ele pretendia ganhar milhões de dólares com esta causa.

Agregou que a melhor resposta é que as crianças vão às escolas, é a construção de moradias, a atenção aos portadores de deficiência, a redução da pobreza e uma nova constituição que garanta os direitos humanos por igual para todos os cidadãos.

Quito, 27 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( lunes, 27 de febrero de 2012 )]

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home