ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Rússia: “um ataque contra o Irã terá consequências catastróficas” (+Vídeo)

Um ataque contra o Irã teria consequências catastróficas para todo Oriente Próximo e causaria um efeito negativo no sistema de relações internacionais, afirmo o vice-ministro russo de Exteriores, Guennadi Gatílov.

Esta declaração do diplomático russo se produziu num momento em que a ameaça de um ataque de Israel ou dos EUA contra as instalações nucleares da Republica Islâmica é muito palpável. Gatílov advertiu as autoridades do país hebreu que devem entender que consequências poderia trazer tal ataque e expressou a esperança de que se imponha o sentido comum e se descarte a aplicação de forças contra o Irã.

Quarta-feira na imprensa israelense apareceu informações sobre a visão da situação no Irã por parte dos serviços de inteligências do país hebreu. Segundo estas, a situação contra o programa nuclear iraniano “ultrapassou o ponto de não retorno”, pelo que urgem medidas de forças para evitar que o Governo persa tenha a bomba atômica. Uma recente viagem mal sucedida de uma delegação do Organismo Internacional de Energia Atômica a Teerã e a negativa de suas autoridades para admitir aos inspetores internacionais na usina secreta de Parchín, evidenciam, a juízo de Israel, a realidade do perigo dos projetos energéticos do Irã.

Não obstante, segundo o vice-ministro russo de Exteriores, as possibilidades de diálogo entre o organismo regulador nuclear da ONU e Teerã, todavia, não estão esgotadas. Ademais, o diplomático russo expressou a esperança de que o Irã reabra as negociações sobre seu programa nuclear com o sexteto internacional, integrado por Rússia, EUA, Reino Unido, França, Alemanha e China.

Por sua parte, o analista internacional, Adrián Salbuchi, também apontou que um ataque contra o Irã teria consequências fatais e, inclusive, apocalípticas. O especialista assinala que se essa agressão se produzir, “o conflito poderia escalar a uma guerra generalizada no Oriente Médio e, inclusive, uma guerra mundial de características nucleares”.

Salbuchi afirma que o Ocidente está buscando obstinadamente um ‘casus belli’ para atacar ao Irã e assinala que o ataque poderia se produzir, portanto, sem o consentimento da comunidade internacional.



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home