ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 4 de março de 2012

Ban Ki-moon admite existência grupos armados na Síria

O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, admitiu hoje a existência de forças opositoras armadas na Síria, ainda que justificou seu aparecimento com o desproporcionado uso da força" pelas autoridades sírias.

O titular da ONU falou nesta sexta-feira ante a Assembléia Geral para informar sobre a situação nesse país árabe a partir da resolução adotada por esse órgão no passado 16 de fevereiro.

O uso desproporcionado da força pelas autoridades sírias conduziu a forças opositoras que têm sido pacíficas por longo tempo a recorrer às armas, opinou o titular da ONU.

E ampliou seu defesa da atitude desses elementos ao assinalar que ou o poder de fogo da oposição é mínimo comparado com as armas pesadas utilizadas pelo exército sírio .

Assim mesmo assinalou a grupos armados extremistas que de maneira oportunista utilizam a situação para levar a cabo atos terroristas, em particular em Damasco e Aleppo .

 Para Ban Ki-moon, o governo sírio fracassou em cumprir sua responsabilidade de proteger a seu povo e a população civil está baixo o acosso militar em algumas cidades de país.

 Ainda que reconheceu a falta de informação para contar com cifras específicas de vítimas mortais, o servidor público esgrimiu ou reportes creíbles ou para situar em sete mil 500 a quantidade de mortos desde março do ano passado.

E em algumas ocasiões, o número diário de falecidos ultrapassou os 100, apontou.

Também falou de 25 mil refugiados registrados pela ONU em países vizinhos e de ou entre 100 mil e 200 mil ou deslocados internos em território sírio.

A comunidade internacional tem que encontrar urgentemente a unidade para pressionar às autoridades sírias e a todas as partes a deter a violência, disse ao pedir a Damasco que permita a entrada de ajuda humanitária ou como primeiro passo para a solução pacífica da crise .

Temos que fazer todo o que possamos para finalizar a crise e ajudar a avançar para ou uma transição a um sistema político plural e democrático , expressou.

Sobre o gerenciamento iniciado por seu predecessor na secretaria geral da ONU, Koffi Annan, para mediar em busca de um arranjo do problema sírio, Ban Ki-moon solicitou ou o apoio pleno e unificado da comunidade internacional, falando com uma sozinha voz .

Há que garantir que tenha uma sozinha via no processo de mediação iniciado pela comunidade internacional, sublinhou com respeito à tarefa do enviado especial conjunto da ONU e a Liga Árabe para a Síria.

Nações Unidas, 3 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( sábado, 03 de marzo de 2012 )]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home