ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 2 de março de 2012

CIA patrocina guerra mediática contra Cuba e países de ALBA no Uruguai e Argentina (+Vídeo)

A CIA poderia realizar politicas anticubanas usando a fachada de Organização Não Governamentais no Uruguai e Argentina, segundo denuncia da imprensa argentina. Os especialistas acreditam que estas possíveis operações da inteligência americana têm como objetivos desestabilizar a situação política na região e, em definitivo, enfrentar as nações hispanas, fazendo-as mais vulneráveis a influência de Washington.

Trata-se do chamado Centro para a Abertura e o Desenvolvimento da América Latina (CADAL), uma “fundação privada” que “apoia os princípios da democracia liberal” no mundo latino.  

Na realidade, a organização, que tem sua sede em Buenos Aires e conta com uma representação no Uruguai, realiza severas críticas contra as autoridades de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina, segundo revelou uma investigação do periódico argentino ‘Pagina 12’.

Esta entidade “sem fins lucrativos” - que omite os dados sobre suas origens e tem fortes de financiamentos suspeitos - sustenta que as mencionadas nações de ALBA experimental “uma ausência das liberdades mais básicas” e que “América Latina atravessa uma etapa critica em seu desenvolvimento”.

Fontes do diário informam que a organização recebe financiamento encoberto de sucursais da CIA para a América Latina, na realidade, das fundações Atlas, Usaid e a Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento, entre outras.

O objetivo principal destas atividades seria “danificar a imagem” das nações mais progressistas da região, estima em declarações a RT, Juan José Gutiérrez, membro da organização “Vamos Unidos USA”. O especialista traça um paralelismo com o passado de muitos estados latino-americanos, onde no passado governaram “ditaduras militares”, a maioria das quais – explica – “chegaram ao pode mediante golpes de estado contra os governos civis” com o apoio de Washington.

E agora, contra do progresso latino, seguindo o modelo do passado, a inteligência norte-americana trata de “semear a discórdia” na América Latina “com o objetivo de dividir” os países hispanos.



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home