ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ZUMBI DOS PALMARES nas canções ‘musicais’ (30 letras e Vídeos)

Por Luis Carlos

A Canção, segunda as definições dos dicionários, se relaciona a “diversos tipos de composição musical popular ou erudita para ser cantada”. Uma “composição escrita para música” que pode ser “um poema ou trecho literário em prosa, destinado ao canto”. Por estas proposições identificamos que a composição música escrita para voz humana, com acompanhamento de instrumentos musicais e letras, têm o nome de Canção.

A canção está vinculada a música, e, assim, a prática histórica da humana, a vida humana em sociedade, que por sua parte, é capaz de produzir uma a estética combinatória dos sons. Visando o objetivo que temos em vista, nos basta a seguinte observação a respeito da música:

“A música também pode ser definida como uma forma de linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém”.
Um dos poucos consensos é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência simultânea ou em sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia). Ritmo, melodia e harmonia são entendidos aqui apenas em seu sentido de organização temporal, pois a música pode conter propositalmente harmonias ruidosas (que contém ruídos ou sons externos ao tradicional) e arritmias (ausência de ritmo formal ou desvios rítmicos)”.

A canção musical, na atualidade, anda a par da cultura da mídia, cujos produtos são mercadorias feitas para o mercado, e produzidas, por outro lado, pelas indústrias do setor fonográfico. É um setor hegemônico, que apesar de tudo, não silencia as produções que se levam a cabo fora deste âmbito da economia de mercado. Por vezes são criadas visando penetrar e quebrar o cerco para ter alternativas de expressão, mas, quase sempre tem de enfrentar uma convivência desleal dos modelos programáticos imposto pelo mercado.

Minha atenção para a música é busca sempre identificar e reconhecer o conteúdo das composições escritas, sem, contudo, deter-me nos ritmos, melodia, harmonia, ou seja, nas formas técnicas combinatórias de sons do conteúdo escrito feito para a voz humana, em seus diversos aspectos de manifestações e estilos, assim como, em relação à dança, etc. Porque isso? Por a música está tão presente quanto o ar que respiramos em nossas vidas cotidianas, penso, que além de todos os outros elementos constituintes da música, as escritas das canções podem ser, e são, um instrumento de reflexão, pensamentos e conhecimentos diversos, que por sua vez, imprimem outros diversos conceitos, categorias, ideias, opiniões, valores, ideologias, tudo isso, no tempo e no espaço da sociedade, e dai por diante.

Neste sentido, aqui e ali, tenho exposto no blog o povo na luta faz história, algumas pesquisas feitas pela internet e complementadas com informações e conhecimentos adquiridos do trabalho pedagógico. Desta vez vamos disponibilizar composições escritas, letras, de músicas que abordam ZUMBI DOS PALMARES. É importante observar que sempre tenho exposto composições com seus respectivos áudios, conforme o sabor do ponto de vista dos compositores e suas visões de mundo sobre os temas que escolhemos, sem que façamos sempre, uma análise ou considerações das intencionalidades das mesmas “visões de mundo”, ou os modos, pelo quais consideram e apreciam, historicamente, os objetos de conhecimento que fazem parte das letras e composições. Todavia, de uma forma ou de outra, buscamos fazer uma seleção daquelas letras musicais, que em relação aos temas selecionados, não sejam tão esdrúxulos e preconceituosos, mas, que falem algo que proporcione a reflexão das leitoras e leitores do blog, ou que chegam ao mesmo, por uma via ou outra.   

Abaixo estão trinta (30) composições musicais escritas, letras que buscam “expressar algo a alguém”, que se voltam, porquanto, para ZUMBI DOS PALMARES e seus aspectos HISTÓRICOS, POLÍTICOS, SOCIAIS E IDEOLOGICOS casados e relacionados com o PASSADO-PRESENTE-FUTURO da Cultura Afro-brasileira e do Movimento Negro.

Esperamos que os leitores e leitoras deixem suas opiniões, através dos comentários, a respeito de outras canções que tratam do tema ZUMBI DOS PALMARES, bem como, de suas opiniões e críticas, pois, só assim, podemos compartilhar pontos de vistas, que ajudem na construção de novas formas de posicionamentos independentes e autônomos em face da cultura da mídia, imposta pelas indústrias fonográficas.   

Confira as 30 Canções sobre o tema ZUMBI DOS PALMARES

01 - 300 Anos - Grupo Bom Gosto e MV Bill (+ Letra e Vídeo)
02 - 1655 - Zumbi - Vibrações Rasta (+ Letra e Vídeo)
03 - Ânsia de Liberdade - Officina Affro (+ Letra e Vídeo)
04 - Cem anos de Liberdade, Realidade ou Ilusao - Beth Carvalho (+ Letra e Vídeo)
05 - Zambi  - Edu Lobo - Vinicius de Moraes (+ Letra e Vídeo)
06 - Ganga - Zumbi - Sérgio Santos (+ Letra e Vídeo)
07 - Ganga Zumba Zumbi - Nação Pernambuco (+ Vídeo)
08 - Homenagem à Zumbi dos Palmares - Abadá Capoeira (+ Letra e Vídeo)
09 - Kizomba, Festa da Raça - Banda Reflexu's (+ Letra e Vídeo)
10 - Levante do Borel – Taiguara (+ Letra e Vídeo)
11 - Meu Homem -Beth Carvalho (+ Letra e Vídeo)
12 - Negro Zumbi - Leci Brandão (+ Letra e Vídeo)
13 - Palmares – Natiruts (+ Letra e Vídeo)
14 - Quilombo dos Palmares - Salgueiro 1960 (+ Letra e Vídeo)
15 - Raiz de glória - Z'Africa Brasil (+ Letra e Vídeo)
16 - Vocês conhecem o zumbi - Alexandre Pires (+ Letra e Vídeo)
17 - Zumbi - Antônio Nóbrega (+ Letra e Vídeo)
18 - Zumbí – CYZ (+ Letra e Vídeo)
19 - Zumbi – Sensação (Participação Mano Brawn) (+ Letra e Vídeo)
20 - Zumbi (A Felicidade Guerreira) - Gilberto Gil (+ Letra e Vídeo)
21 - Zumbi (Africa Brasil) - Jorge Bem (+ Letra e Vídeo)
22 - Zumbi de palmares – ECMCS (+ Letra e Vídeo)
23 - Zumbi dos Palmares - Edson Gomes (+ Letra e Vídeo)
24 - Zumbi Rei – Olodum (+ Letra e Vídeo)
25 - Zumbi Vive - Patrícia Mello (+Vídeo)
26 - Zumbi Vive - Vibrações Rasta (+ Letra e Vídeo)
27 - Zumbi, Rei de Palmares e Herói do Brasil - Caprichosos 2003 (+ Letra e Vídeo)
28 - Zumbi-Me, Palmares - A Comunidade Samba Da Vela (+ Vídeo)
29 - Capitão Zumbi – Araketu (+ Letra e Vídeo)
30 - Samba Do Quilombo – Lenine (+ Letra e Vídeo)

Um comentário:

  1. NOSSA!!! ADOREI!! VIVA A CONSCIÊNCIA NEGRA!!! VIVA ZUMBI DOS PALMARES!! Ouvi todas as músicas e fiquei emocionada e maravilhada! PARABÉNS pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home