ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 3 de março de 2012

Rússia saúda reinício de cooperação entre Irã e OIEA

A Rússia saudou hoje a retomada da cooperação entre o Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA) e o Irã e expressou esperanças no sucesso desse mecanismo de diálogo sobre o programa nuclear de Teerã.

O porta-voz oficial da Chancelaria russa, Alexander Lukashevich, ressaltou aqui que assim o demonstram duas visitas realizadas em menos de três meses pelos inspetores dessa instituição à República Islâmica para esclarecer assuntos relacionados às pesquisas de caráter supostamente militar do programa nuclear iraniano.

Entre 29 e 31 de janeiro passado e no dia 21 de fevereiro, os especialistas do OIEA visitaram instalações do estado persa.

Ao concluir uma breve visita ao Irã, os inspetores declararam que as autoridades dessa nação lhes negaram o acesso à instalação militar de Parchin.

No entanto, o representante iraniano perante o citado organismo internacional com sede em Viena, Ali Soltanij, assegurou que na realidade a equipe de especialistas estrangeiros se negou a percorrer a mencionada instalação.

Politólogos tinham advertido em declarações ao canal Russia Today (RT) que nos últimos dias os inspetores se mostram mais interessados em obter informações sobre instalações do exército iraniano do que se preocuparam em deter a proliferação nuclear.

Os mesmos politólogos assinalaram ao RT que a mais recente missão seria apenas um puro trâmite para reforçar o expediente do Irã como suposto estado violador do regime de não proliferação, com intenções de desenvolver armas de destruição em massa.

Teerã em todo momento defende o caráter pacífico de seu programa atômico e recusa a criação de um pretexto artificial para justificar uma eventual ação bélica contra o país persa ou a aplicação de sanções unilaterais.

Moscou, 2 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( viernes, 02 de marzo de 2012 )]

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home