ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Saúda China resultados da conversa Coreia Democrática-EUA

China saudou hoje os resultados das recentes conversas entre Coreia Democrática e Estados Unidos, inclusive a decisão do primeiro de suspender sua atividade nuclear com vista a favorecer um clima positivo para o diálogo.

O porta-voz da chancelaria, Hong Lee, disse que seu governo fará esforços com as partes interessadas a fim de promover a retomada do processo de diálogo entre seis lados para a desnuclearização da península coreana, no que também participam a Rússia, Japão e Coreia do Sul.

Acrescentou que Beijing aprecia a reafirmação feita por Pyongyang e Washington de seus compromissos contraídos na declaração conjunta de 19 de setembro de 2005 escrita pelo mencionado foro.

Exortamos à República Popular Democrática da Coréia (Rpdc) e Estados Unidos a melhorar suas relações e fazer suas respectivas contribuições à manutenção da paz e estabilidade na península, disse o porta-voz de acordo com uma declaração difundida aqui.

Delegações desses dois países sustentaram conversas nesta capital na semana passada que deram continuidade a encontros realizados em Nova Iorque e Genebra em julho e outubro de 2011.

Um representante da chancelaria nortecoreana anúncio ontem também a suspensão do lançamento de mísseis de longo alcance e o programa de enriquecimento de urânio na instalação de Nyongbyong para manter o clima positivo do diálogo.

Pyongyang permitirá também que o Organismo Internacional de Energia Atômica verifique a moratória sobre esse último.

Explicou que no recente encontro em Beijing também se conversou sobre a implementação de uma série de medidas para promover a confiança como parte dos esforços por melhorar as relações bilaterais.

De acordo com essa fonte, quando se retomem as conversas a seis lados se debaterão com prioridade o levantamento das sanções e o fornecimento à Coreia Democrática dos reatores de água ligeira.

Beijing, 1 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( jueves, 01 de marzo de 2012 )]

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home